O médico Drauzio Varella compartilhou técnicas simples e eficazes para lidar com crises de ansiedade. Segundo Drauzio, essa é uma reação exagerada do organismo a situações desagradáveis e os gatilhos podem variar de pessoa para pessoa.
Entre os sintomas de ansiedade estão o coração acelerado, suor excessivo, tremores, dor no peito, tontura e falta de ar. Embora uma crise possa durar entre 15 e 40 minutos, existem métodos que podem ajudar a controlar esse estado.
A primeira estratégia compartilhada por Varella consiste em focar na respiração. O especialista explica que a hiperventilação pode agravar a sensação de desespero. Por isso ele sugere respirar devagar e de forma controlada.
O segundo ponto levantado é o de desviar a atenção do gatilho da crise, o que é considerado benéfico pelo médico.
“Pense em momentos em que você estava se sentindo bem, busque sons e texturas que te agradem, tente ouvir uma música relaxante, ou passar a mão em um tecido que você goste”, sugere.
Relaxar a musculatura também é crucial. Movimentos de alongamento e circulares podem aliviar a tensão nos braços, ombros e pescoço.
É comum pensar que a crise vai durar para sempre e que você vai parar no hospital por conta dos sintomas, mas fique tranquilo, toda crise é passageira”, explica.
Caso as técnicas não surtam efeito imediato, Varella incentiva a repetição das práticas. Se as crises de ansiedade forem frequentes e recorrentes, é fundamental buscar ajuda profissional, pois quando não tratadas, podem piorar e impactar a qualidade de vida significativamente.
Segundo o Manual MSD, a ansiedade é uma sensação de nervosismo, preocupação ou desconforto, uma experiência humana comum.
Contudo, ela está presente em diversos problemas de saúde mental, incluindo transtorno de ansiedade generalizada, síndrome do pânico e fobias.
Esses transtornos, embora distintos, compartilham a angústia e disfunção relacionadas à ansiedade e ao medo, podendo apresentar sintomas físicos como falta de ar, tontura, sudorese, batimentos cardíacos acelerados e tremores.
Os transtornos de ansiedade podem modificar significativamente o comportamento diário, levando a pessoa a evitar determinadas situações.
O diagnóstico é feito com base em critérios médicos padrão, e tanto medicamentos quanto psicoterapia têm mostrado eficácia no tratamento da maioria das pessoas afetadas por esses distúrbios. (Fonte: ND mais).