O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica em 12 de julho que alerta sobre o aumento de casos de Febre do Oropouche no Brasil. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), em Santa Catarina, 141 pessoas foram confirmadas com a doença de abril a 16 de julho, quando foram registrados os primeiros infectados da história do Estado.
A maioria dos casos em Santa Catarina são em Luiz Alves, no Vale do Itajaí, com 65 confirmados. Em seguida, está o município de Botuverá, na mesma região, com 35. Há casos confirmados em mais 12 cidades de Santa Catarina.
O diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck, diz que desde o início dos primeiros casos, o Estado realiza ações de apoio aos municípios junto com equipes do Ministério da Saúde.
— Os primeiros casos foram identificados no município de Botuverá, no Vale do Itajaí e isso acabou sensibilizando toda a região. Mas temos que lembrar que o local tem muita presença do mosquito maruim, que é o vetor associado a transmissão dessa doença — fala. (Fonte: NSC).