Diante da importância de discutir como a saúde mental do trabalhador pode ser afetada em um ambiente insalubre, o Projeto de Lei 3.588/20 será o foco de audiência pública, nesta quarta-feira (27/09), às 10h30, na Câmara dos Deputados. O PL, de autoria do deputado Alexandre Padilha (PT-SP), inclui na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) dispositivo para o governo editar NR (Norma Regulamentadora) com medidas de prevenção e gestão de riscos no trabalho que podem afetar a saúde mental.
O projeto visa reduzir a incidência de distúrbios mentais relacionados ao trabalho, como estresse, depressão e esgotamento físico. O tema tem de ser discutido sempre, porque doenças mentais são silenciosas, mas ganha maior destaque neste mês por conta do Setembro Amarelo, campanha dedicada à reflexão sobre o cuidado com a saúde mental.
Debater o mundo do trabalho e como a flexibilização de direitos trabalhistas contribuem para o adoecimento é fundamental. Ainda mais com os desafios enfrentados pelos empregados, a exemplo das mudanças tecnológicas, jornadas exaustivas, pressões econômicas, falta de investimentos em qualificação, competitividade e medo do desemprego.
Fonte: Bancários Bahia
Notícias: FEEB-SC