O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de 64 nações com pior índice de saúde mental. A ansiedade é o principal diagnóstico, com 26,8% dos casos. Além disso, 12,7% dos brasileiros já foram detectados com depressão, segundo o relatório anual Estado Mental do Mundo 2022.
Hoje, o país ocupa o terceiro lugar no ranking de 64 nações com pior índice de saúde mental. A ansiedade é o principal diagnóstico, com 26,8% dos casos. Além disso, 12,7% dos brasileiros já foram detectados com depressão, segundo o relatório anual Estado Mental do Mundo 2022.
O índice pode ser maior, já que muita gente ainda tem preconceito com relação às doenças de cunho psicológico. Por isso, o Dia Mundial da Saúde Mental, nesta terça-feira (10/10), é uma excelente data para reflexão.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 1 bilhão de pessoas enfrentam transtornos mentais. No Brasil, a depressão afeta cerca de 12 milhões. No entanto, muitos não conseguem acesso ao tratamento adequado ou a programas de apoio, o que pode agravar a situação. (Fonte: Bancários Bahia – Feeb SC).