A procrastinação é um comportamento que, para quem não a sofre, pode até parecer irracional. Por que alguém iria querer adiar até o último minuto uma tarefa que inevitavelmente acabará realizando, além de adicionar ansiedade e frustração à equação?
No entanto, é um mau hábito que requer muito esforço para lidar. A regra do ‘One Touch’ é uma das técnicas que podem ajudá-lo a evitar a tentação de procrastinar e fazer as tarefas pendentes quando deveria fazê-las.
A lógica esmagadora do “One Touch”
A regra de um toque foi concebida por Ann Gomez, especialista em produtividade e CEO da empresa de consultoria Clear Concept. O que Gomez propõe com a técnica é algo que parece tão óbvio que é difícil acreditar que as pessoas não façam naturalmente: fazer as coisas apenas uma vez é muito mais produtivo do que fazê-las várias vezes.
Agora você provavelmente está pensando que descobrimos a roda com essa afirmação e que, obviamente, fazer as coisas duas vezes consome mais tempo do que fazê-las de primeira. No entanto, essa lógica esmagadora às vezes parece não ser tão óbvia.
A regra consiste em executar as tarefas desde a primeira vez que você “toca” nelas. Daí o seu nome de “regra de toque”. Essa regra é especialmente eficaz com ‘mini tarefas’ que, justamente por parecerem pequenas, se acumulam até se tornar uma montanha impossível de administrar. (Fonte: Terra).