Reclamar de banco talvez seja algo mais comum que trocar de roupa. É cobrança indevida no cartão de crédito, taxa de serviço que você nem solicitou na conta corrente, atendimento demorado, motivos não faltam. Mas, afinal, qual o banco com mais reclamações? Algum palpite? (Por Orseni Pequeno)
A resposta está no Ranking de Reclamações organizado pelo Banco Central. A lista classifica as empresas a partir de um índice de reclamações reguladas procedentes, nas quais foram identificados indícios de descumprimento de lei ou regulamentação que esteja sob a supervisão do BC.
O cálculo do índice é simples: número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.
A edição mais recente do ranking, referente ao 3° trimestre de 2022, apresentou a relação dos bancos com mais reclamações entre as 15 maiores instituições financeiras do país em número de clientes. Confira o top 15:
O destaque negativo vai para o BTG Pactual / Banco Pan, que registrou um índice de reclamações de 76,14 pontos, quase 26 acima da segunda instituição mais reclamada, o C6 Bank (é o preço que se paga por cancelar o limite do cartão de crédito dos clientes). Completando o pódio, o BMG registrou um índice de reclamações de 46,87.
Com o 4° lugar do Inter, os bancos digitais ocupam 3 das 5 primeiras posições do ranking, o que pode contrariar um pouco o senso comum de que os bancos tradicionais são mais burocráticos e, por isso, apresentam mais problemas.
Entre os maiores bancos tradicionais, Santander e Bradesco, respectivamente em 5° e 6° lugares, foram os piores classificados no Ranking de Reclamações.
Na parte final do ranking, destaque para o Nubank, que foi o banco com menos reclamações no terceiro semestre de 2022. Mas vale menção honrosa para os gigantes Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal, que também ficaram entre as 5 empresas com menos reclamações.
Principais reclamações
Quando analisamos as principais reclamações registradas contra os bancos, o topo da lista fica com as reclamações sobre irregularidades relativas a serviços do nosso queridinho cartão de crédito.
Na sequência, aparecem as reclamações sobre irregularidades relativas a outros serviços bancários, reclamações sobre crédito consignado, outros tipos de empréstimos e as dificuldades para solicitar ou realizar devolução no Pix.
Não sei vocês, mas essa eu acertei. Teria apostado todas as minhas fichas no cartão de crédito.
Ranking de maiores bancos
Apesar de não ser o foco do levantamento, o Ranking de Reclamações do Banco Central acabou produzindo uma outra lista, a de maiores bancos em números de clientes. Isso porque o BC quis separar no Ranking de Reclamações os 15 maiores bancos (como vimos acima) e escolheu o número de clientes como critério.
E aí, será que aquela instituição financeira com a qual você gosta de se relacionar está entre as maiores do país? Se liga no ranking:
O total de cada banco representa a soma dos clientes de todas as empresas do grupo econômico. O Votorantim, por exemplo, contabiliza os clientes do Banco BV e do Banco Votorantim e o Original soma clientes do Banco Original e do PicPay, entre outras instituições que contam com diversas empresas em seu grupo.
Responsável por operacionalizar alguns dos principais programas sociais do país, a Caixa Econômica Federal lidera com folga o ranking, seguida de longe por Bradesco, Itaú e Banco do Brasil.
Chama atenção no ranking a forte presença de fintechs, com destaque para o Nubank, que aparece em 5° lugar, atrás apenas de 4 das instituições mais tradicionais do mercado brasileiro. Outras financeiras nascidas no meio digital, como Inter, Banco Pan, C6, Neon e PagSeguro, também aparecem entre as 15 maiores. Olho nas fintechs!
Quer conferir o Ranking de Reclamação do Banco Central completo? Clique aqui. (Fonte: Melhores Cartões)
Notícias Feeb/PR