Ter um pé-de-meia para situações de emergência é a atitude mais recomendada por planejadores financeiros, mas nem todos os brasileiros estão conseguindo atingir essa meta. É o que revela pesquisa realizada pelo DataFolha.
O levantamento mostra que 67% dos brasileiros não têm nenhuma reserva financeira para imprevistos. Ainda segundo o estudo, apenas 6% afirmam ter poupança para garantir o mesmo padrão de vida por mais de um ano.
De acordo com o levantamento, 10% das pessoas têm reserva para menos de 3 meses, mesmo percentual de brasileiros que têm algum valor guardado para pagar as contas no período de 3 a 6 meses. Para Fabrício Gonçalvez, CEO da gestora Box Asset, é alarmante que a maioria dos brasileiros não tenha reservas financeiras significativas para lidar com contratempos. “A pesquisa reforça a preocupação com a desigualdade de renda no Brasil. É essencial abordar questões estruturais para criar oportunidades mais equitativas e garantir uma distribuição mais justa de recursos”, diz . (Fonte: Infomoney ).