Tramita na Câmara Federal, em Brasília, um projeto de lei que transformará o BC (Banco Central) em um supra órgão, autônomo em relação à estrutura administrativa do país e desvinculado de qualquer ministério. O risco da iniciativa é a possibilidade de entregar a entidade responsável por regular e supervisionar todo o sistema financeiro nacional ao controle daqueles que deveriam fiscalizar, no caso os bancos.
Outro agravante do projeto é que contraria o artigo 61 da Constituição Federal, que reserva esse tipo de proposta à exclusiva competência do presidente da República. ONGs que representam a sociedade civil estão interpelando extrajudicialmente a possibilidade de golpe contra a democracia e que põe em risco a soberania monetária nacional.
Especialistas em economia avaliam que a aprovação do projeto pode aprofundar o maior mecanismo de desvio de verba pública existente hoje no país. Todas as riquezas, que pertencem à União, seriam entregues de bandeja às instituições financeiras sem nenhum compromisso nacional. Fonte: Bancários.org