O Procon de Santa Catarina fechou, na manhã desta terça-feira (15), 11 bancos de três municípios da Grande Florianópolis por descumprir a lei do tempo máximo de fila.
Mesmo após notificação, as agência bancárias não retornaram com o atendimento ao público no horário mínimo de cinco horas. Desde o início da quarentena por conta da pandemia do coronavírus, o Banco Central permitiu que as unidades de todo o Brasil alterassem o horário de funcionamento com o objetivo de manter o isolamento social.
No entanto, com a retomada das atividades e as medidas de flexibilização, o Procon recebeu diversas denúncias sobre a forma de como vem sendo o atendimento das instituições.
Entre as reclamações, relatos de fila de espera de até duas horas para a retirada das senhas, fora o atendimento. Isto sem acesso à água, cadeiras para descanso ou banheiros.
Dessa forma, o Procon, por meio de uma Medida Cautelar, determinou a suspensão das atividades das agências bancárias da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú.
O fechamento segue até que as unidades apresentem um plano de adequação do atendimento na distribuição de senhas, inclusive no lado externo das agências.
“Nós não vemos justificativa plausível para que essas agências continuem com o tempo de atendimento reduzido, deixando o consumidor em uma situação constrangedora, se o fato deles entrarem nas agências, pelo período regular de 15 minutos, não representa risco à saúde dos funcionários e nem dos próprios clientes”, afirma o diretor do órgão, Tiago Silva.
O descumprimento da Medida Cautelar poderá implicar em pagamento diário de multa de R$ 100 mil, além de caracterizar como crime de desobediência.
Em nota, o “Itaú Unibanco reafirma seu compromisso em oferecer atendimento de qualidade e seguro aos consumidores, assim como em cumprir os normativos vigentes, especialmente aqueles que regulamentam o funcionamento das agências bancárias neste período de pandemia”. O banco reforçou ainda a orientação para que, neste momento, “o público dê preferência aos canais digitais e evite ir às agências bancárias”.
O Bradesco também informou em nota que “tem intensificado a comunicação com os seus clientes para que priorizem a utilização dos canais digitais para realizar suas operações” e que “os funcionários do banco estão orientados a organizarem o atendimento nas agências e nas salas de autoatendimento de forma a evitar concentração de pessoas no interior dos ambientes”.
O Banco do Brasil esclareceu por nota que “os funcionários da agência estão orientando os clientes na sala de autoatendimento a realizarem as transações que forem possíveis por meio dos canais digitais ou pelo próprio terminal de autoatendimento.”
A Caixa Econômica foi procurada pela reportagem da NDTV, mas não houve retorno até às 20h00 desta terça-feira (15). O espaço segue aberto.
Florianópolis:
-Caixa Econômica Federal, Conselheiro Mafra, nº 21, Centro;
-Caixa Econômica Federal, Felipe Schmidt, nº 429, Centro;
-Banco Bradesco, Praça 15 de Novembro, Centro;
-Caixa Econômica Federal, Ingleses;
-Banco Bradesco, Ingleses;
São José
-Banco Bradesco, Av. Presidente Kennedy, nº 707, Campinas;
-Caixa Econômica Federal, rua Adhemar da Silva, nº 1087, Kobrasol;
-Banco do Brasil, rua Ledio João Martins, nº 108, Kobrasol;
Biguaçu
– Itaú Unibanco, rua Coronel Teixeira de Oliveira, 68, Centro
– Caixa Econômica Federal, rua Pref. Leopoldo Freiberger, 587, Centro
Palhoça
-Banco Bradesco, Praça 7 de Setembro, nº 12, Centro.
Os quatro maiores bancos brasileiros listados em Bolsa –Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander– registraram um lucro líquido recorrente (ou ajustado) de R$ 23 bilhões no 3º trimestre de 2021. O resultado é 32,3% maior que o do mesmo período de 2020.
Itaú
O Itaú Unibanco reafirma seu compromisso em oferecer atendimento de qualidade e seguro aos consumidores, assim como em cumprir os normativos vigentes, especialmente aqueles que regulamentam o funcionamento das agências bancárias neste período de pandemia. O banco reforça a orientação para que, neste momento, o público dê preferência aos canais digitais e evite ir às agências bancárias. Os serviços disponíveis em ambiente digital podem ser conferidos em: www.itau.com.br/coronavirus
Bradesco
O Bradesco tem intensificado a comunicação com os seus clientes para que priorizem a utilização dos canais digitais para realizar suas operações com o Banco. Produtos e serviços disponibilizados pelo Banco podem ser acessados por meio destes canais – celular, internet, equipamentos de autoatendimento e Fone Fácil. É importante ressaltar que a melhor opção no momento atual é sempre o atendimento por meio dos canais digitais.
Os funcionários do banco estão orientados a organizarem o atendimento nas Agências e nas salas de autoatendimento de forma a evitar concentração de pessoas no interior dos ambientes, preservando a recomendação de manter distância mínima, embora possa ocorrer pontualmente situações não usuais em função de eventuais concentrações de fluxo.
O banco adotou uma série de procedimentos para higienização, como aumentar a frequência das rotinas de limpeza na rede de agências, e terminais de autoatendimento, além de disponibilizar álcool em gel em suas dependências. (Fonte: NDmais).