O governo de Portugal vai apresentar hoje, em Lisboa, o novo plano de imigração. Terá regras mais apertadas e tratamento favorável para imigrantes lusófonos.
Brasileiros e imigrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) já possuem um visto próprio, mas com restrições de mobilidade e renovação que necessitam de resolução.
O governo concluiu que deverá haver um tratamento que privilegie os imigrantes de países da CPLP após ouvir deputados. A informação foi confirmada pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, em entrevista à rádio “TSF” e ao “Diário de Notícias”.
O plano ainda precisa esclarecer se haverá novas exigências para o visto CPLP. E deveria possibilitar com urgência a renovação do documento de cerca de 150 mil imigrantes nesta modalidade, sendo a maioria formada por brasileiros.
Na última semana, a A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) abriu a renovação automática de autorizações, com exceção do visto CPLP. Os brasileiros fizeram a maioria dos pedidos. (Fonte: O globo).