Entre 20% e 30% das compras on-line são feitas usando o cartão de crédito de terceiros, aponta levantamento feito pela Unico, empresa especializada em identidade digital. O hábito dos brasileiros de emprestar o cartão para parentes e amigos, ou de usar meio de pagamento de titularidade diferente daquela da assinatura do streaming ou da conta na plataforma de vendas, no entanto, está na mira das empresas que querem minimizar o risco de fraude.
O estudo da Unico, feito a partir de dados da Associação Brasileira de Cartões (Abecs), aponta ainda que a dificuldade em comprovar a identificação do comprador em transações on-line afeta mais de 150 milhões de brasileiros por ano e pode deixar de gerar R$ 120 bilhões em vendas se as compras com cartões de terceiros passarem a ser recusadas.
— O brasileiro tem essa cultura de emprestar cartão. É um problema, porque é difícil determinar se o cartão está sendo usado com consentimento ou se é uma fraude, por isso a importância das camadas de segurança — explica Gabriel Pirajá, CEO da Unico.
No comércio tradicional, o percentual das compras com meios de pagamento de terceiros também é significativo. Pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, mostra que 32% dos consumidores fizeram compras com cheque, cartão de crédito, crediário, empréstimo ou financiamento usando o nome de outra pessoa nos 12 meses anteriores ao levantamento. Desse total, 24% usaram cartão de crédito. (Fonte: O globo – Feeb SC).