Com a dificuldade em manter as contas em dia, principalmente pelo crescimento da inflação, muitos brasileiros têm recorrido ao cartão de crédito para pagar as contas. Prova disto é o crescimento do uso da modalidade em 42,4% somente no primeiro trimestre do ano em comparação com o período de janeiro a março de 2021.
Segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), foram movimentados R$ 478,5 bilhões em pagamentos com cartões de crédito no período. Já os cartões de débito tiveram um aumento de 15,2%, com R$ 235,4 bilhões, em relação ao mesmo período do ano passado.
Ao utilizar o cartão de crédito, os consumidores devem ter atenção para não entrar numa ciranda de endividamento. De acordo com os dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio) 77,7% das famílias brasileiras possuíam ao menos uma dívida em atraso ao longo do mês de abril. É o mais alto já registrado desde 2010, quando a Pesquisa começou a ser realizada.
O cenário de endividamento no país é ainda pior para a parcela da população com dívidas ou contas em atraso, que também alcançou o maior patamar histórico, atingindo 28,6% do total de famílias. (Fonte: Abecs).