Previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que o mês de outubro terá chuvas acima da média no Sudeste, incluindo São Paulo, Minas Gerais e a parte sul do Rio de Janeiro.
Também deverá chover em Mato Grosso do Sul e em grande parte do Sul do país — o órgão federal, inclusive, emitiu um alerta de grande perigo para tempestade para quase todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A previsão é um contraste para o mês de setembro que terminou com chuvas abaixo da média na cidade de São Paulo.
Foram 15,8 mm de chuva em setembro, sendo que a média para o período é de 68,5 mm, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da prefeitura.
Conforme o Inmet, as chuvas retornam de forma gradativa na primeira semana de outubro, porém a partir da segunda metade do mês serão mais regulares na região central do país.
No sudoeste do Amazonas e do Pará, bem como no norte de Rondônia, a precipitação também será ligeiramente acima da média, afirma documento publicado pelo Inmet.
“Já em grande parte do Nordeste, norte de Minas Gerais e de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará são previstas chuvas próximas e abaixo da média climatológica”, diz. (Fonte: LCL).