O abono salarial é um direito assegurado ao trabalhador e pode ser sacado dentro de cinco anos. O cidadão que não realizar o saque dentro do prazo deverá esperar o próximo calendário de pagamentos para receber o dinheiro.
Os trabalhadores têm até esta quinta-feira (29) para sacar o abono salarial PIS/Pasep de 2020 ou dos quatro anos anteriores. Os pagamentos do calendário de 2022 foram liberados entre fevereiro e março, mas ainda seguem disponíveis para saque. O valor máximo para retirada é de R$ 1.212.
O PIS é pago pela Caixa e pode ser creditado direto na conta bancária do trabalhador. No entanto, o pagamento precisa ser em uma conta corrente ou poupança do Banco Público.
Para quem não é correntista da Caixa, é possível receber o dinheiro pela conta Poupança Social Digital. Neste caso, a movimentação do dinheiro é feita pelo aplicativo Caixa Tem. Quem tem o Cartão Cidadão pode sacar o dinheiro nas agências ou casas lotéricas.
Já o Pasep é pago pelo Banco do Brasil e também é creditado automaticamente para os correntistas do banco. O trabalhador que não é correntista pode fazer a transferência do dinheiro, via TED, para uma conta de sua titularidade. A movimentação pode ser realizada nos caixas eletrônicos, no site do BB ou direto nas agências.
Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. No entanto, é preciso ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2020. Além disso, a remuneração mensal média deve ter sido até dois salários mínimos.
Também é necessário que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano base 2020.
Para saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode realizar a consulta pelo aplicativo Caixa Trabalhador, pela central de atendimento ao trabalhador 0800-726-0207, ou pelo site da Caixa.
Já sobre o Pasep, o trabalhador pode consultar o saldo na página Consulte seu Pasep, ligando para a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior) ou para o Alô Trabalhador, telefone 158.
Em ambos os casos, também é possível consultar se tem direito ao benefício pela Carteira de Trabalho Digital ou no Portal Gov.br.
Fonte : Terra
Notícias: FEEB-SC