Em 2022, a população de 65 anos ou mais cresceu 57,4% em comparação com 2010, representando 14,7% da população total, totalizando 31,2 milhões de pessoas. A previdência privada tem sido a solução para o bem-estar financeiro daqueles que farão parte desta onda de longevidade profissional jamais vista no país.
O futuro do trabalho está em voga. O envelhecimento da população é um fenômeno global que está reconfigurando o mercado de trabalho. Essa transformação traz implicações para políticas públicas, tais como a (re)qualificação dos trabalhadores, assim como afeta diretamente as perspectivas de aposentadoria, e exige um olhar atencioso sobre o bem-estar financeiro no futuro.
Segundo último censo do IBGE (2023), pessoas com mais de 60 anos já correspondem a 15,6% da população do país. A expectativa é que em 2046, os 60+ ainda serão a maior fatia populacional, chegando a 28% do total. Em 2050 esse percentual pode chegar a 32% da população. Em 2022, a população de 65 anos ou mais cresceu 57,4% em comparação com 2010, representando 14,7% da população total, totalizando 31,2 milhões de pessoas.
Segurança econômica e previdência privada
O bem-estar financeiro tem se destacado como uma vantagem competitiva para empresas que buscam atrair e reter talentos, e isso engloba desde educação financeira até planos de previdência e incentivos que promovam a segurança econômica de seus colaboradores visando um futuro seguro. “Quando os colaboradores estão financeiramente saudáveis, eles são mais focados, comprometidos e engajados em suas funções”, explica Deise Fiorelli, especialista de Negócios Corporativos da Quanta Previdência, que reforça: “As empresas que disponibilizam previdência como benefícios a seus funcionários podem aumentar 2,5% o reconhecimento de sua marca em comparação aquelas que não oferecem”
Previdência cooperativa
Entre as opções de previdência privada que estão disponíveis no mercado com planos que atendem empresas que buscam bem-estar financeiro de seus colaboradores, o Cooprev, da Quanta Previdência, é uma opção inovadora. “É um plano corporativo onde a empresa define as regras de aporte aos seus empregados e, empresas de lucro real, podem deduzir as contribuições feitas aos planos da base de cálculo do IRPJ cumprindo as condições da lei”, Explica Deise.
Lançado no início de 2023, o Cooprev é um plano de previdência complementar fechado, presente em 23 empresas espalhadas em diversos estados do país. Com 15 milhões de reais em patrimônio administrados pelo plano, o Cooprev não possui finalidade lucrativa e foi criado com base na filosofia cooperativista. Isso significa que 100% da rentabilidade é repassada ao participante ou aos beneficiários. Essa modalidade de previdência associativa, faz da Quanta uma pioneira no mercado disponibilizando planos voltados a tão desejada liberdade financeira a longo prazo.
Educação para o bem-estar financeiro
Em 2023 foi lançada no Brasil uma inovadora plataforma educacional gratuita: a ACQUA – Academia Quanta de Educação Previdenciária, parceria entre a catarinense Quanta Previdência, com 20 anos de expertise, com a Somma Investimentos com foco é a educação financeira de longo.
A educação financeira de longo prazo proporciona a capacidade de tomar decisões sobre gastos, economias e investimentos, promovendo a estabilidade financeira pessoal e reduzindo a vulnerabilidade econômica. Além disso, ao compreender os princípios da previdência privada, as pessoas estão mais bem preparadas para planejar sua aposentadoria, assegurando um futuro digno e tranquilo.
“A Quanta acredita no poder transformador da educação para a longevidade e em sua importância na mudança do comportamento financeiro da comunidade. É assim que surgiu a ACQUA, que não é apenas uma fonte de conhecimento. Ela tem o objetivo de nutrir mentes e desbravar os caminhos da previdência privada como ferramenta essencial para transformar o presente em um futuro desejável”, reforça Denise Maidanchen, CEO da Quanta Previdência. (Fonte: MundoRH).