Oferecido aos trabalhadores com licença médica superior há 15 dias, o auxílio-doença é um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em abril, o órgão anunciou mudanças para facilitar o acesso dos brasileiros ao benefício por incapacidade.
Para agilizar o processo de perícia médica e a liberação do benefício, o INSS desenvolveu uma ferramenta chamada “Atestmed“. Com ele, é possível solicitar benefícios por incapacidade temporária, como o auxílio-doença, e até o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
É importante lembrar que até o 15º dia de afastamento do funcionário do ambiente de trabalho, o salário do empregado é responsabilidade do empregador. Após o prazo, o compromisso passa a ser do INSS. Não existe período mínimo ou máximo para receber o auxílio-doença. Enquanto estiver comprovado por perícia médica, o beneficiário tem o direito de continuar de licença e receber o salário.
O Governo Federal passou a aceitar a perícia médica pelo Atestmed para os pedidos de auxílio-doença. O benefício é concedido mediante avaliação do atestado médico, sem precisar que o trabalhador saia de casa para passar pelo exame médico em uma unidade do INSS.
Para dar início a solicitação, é necessário acessar o site ou aplicativo Meu INSS e selecionar a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”. Confira o passo a passo: