Com a proposta para encerrar o Saque-Aniversário do FGTS, o Ministério do Trabalho e Emprego estuda uma alternativa: transformar essa modalidade em um tipo de empréstimo consignado.
A medida, que está em fase de discussão no governo, visa oferecer um novo formato de crédito mais acessível aos trabalhadores brasileiros, principalmente empregados domésticose trabalhadores autônomos, que atualmente encontram limitações para acessar crédito barato.
Essa nova proposta, prevista para ser enviada ao Congresso Nacional ainda neste ano, está alinhada ao esforço do governo de garantir que o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) mantenha sua função principal de proteção ao trabalhador, especialmente em casos de demissão sem justa causa. A seguir, entenda como o novo modelo funcionaria e quais impactos ele pode trazer.
Criado em 2020, o Saque-Aniversáriopermite que trabalhadores saquem uma parte do saldo disponível em suas contas ativas e inativas do FGTS anualmente, durante o mês de seu aniversário. Essa modalidade foi uma das formas encontradas para proporcionar um alívio financeiro a trabalhadores que desejam utilizar parte dos recursos acumulados no FGTS sem esperar por condições específicas, como demissão ou aposentadoria.
Fonte: Seu crédito digital
Notícias: FEEB-SC