O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta quinta-feira (9) mais 116 voos semanais para aeroportos regionais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em função do fechamento do aeroporto Salgado Filho, na capital Porto Alegre.
Com os novos voos, o número de passageiros que podem ser transportados vai ser ampliado em 13 mil. Hoje, a capacidade nos aeroportos regionais é de 7 mil.
De acordo com o ministro, os voos já estarão disponíveis para compra no site das companhias a partir desta sexta-feira (10). “Alguns voos regionais já se iniciaram nas bases onde já se tenha operação e a partir de amanhã esses voos, do interior do estado, já estarão disponíveis para que as passagens já possam ser compradas”, disse.
Segundo a presidente da Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear), Jurema Monteiro, as quatro companhias aéreas VoePass, Azul, Latam e Gol vão operar nos aeroportos. Ainda não há informações sobre a origem dos voos, que depende das empresas.
Os aeroportos com ampliação de voos são:
A base de Canoas é operada pela Força Aérea Brasileira (FAB). Por causa do fechamento do aeroporto de Porto Alegre, a base vai começar a receber voos comerciais, sendo operada pela Fraport –que detém a concessão do aeroporto Salgado Filho, na capital.
Segundo o ministro, a concessionária vai organizar a logística de transporte comercial e só então deve receber a capacidade autorizada de voos.
Aeroportos de SC terão mais voos extras para atender o Rio Grande do Sul
O aeroporto de Porto Alegre está fechado desde o último dia 3 devido ao alagamento causado pela elevação das águas do lago Guaíba. Na segunda-feira (5), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou a suspensão das operações por tempo indeterminado. (Fonte Feeb – SC).