Nesta quarta – feira, 30 de agosto, foi encerrado o 6º Congresso da UNI Global Union – sindicato global que representa mais de 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo mundo, de diversas categorias, na Philadelphia, Estados Unidos.
A Federação dos Bancários de Santa Catarina (FEEB/SC), a convite da Contec, esteve presente durante os três dias de intensos e produtivos debates, através do presidente da Entidade, Armando Machado Filho, e do presidente do Sindicato dos Bancários de Laguna e Região, Luiz Francisco Cardoso, que recebeu um convite especial para participar do evento, pelo seu decanato, representando juntamente com o presidente, os 14 Sindicatos filiados à Federação.
Líderes sindicais de todo o planeta puderam se conectar, trocar experiências e se fortalecer para a organização de ações e lutas juntamente com os trabalhadores, por um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.
¨ Foram três dias de trocas de experiências, fortalecimento de alianças e muito aprendizado que enriquecerão as nossas bases. Tivemos a oportunidade de traçar estratégias para o crescimento das entidades e voltamos mais preparados e fortalecidos. São muitas as ameaças que têm afligindo os trabalhadores brasileiros, em especial, a categoria bancária, como por exemplo, o avanço da tecnologia e a digitalização, que tem causado desemprego e redução de postos de trabalho. Constatamos no congresso, que os trabalhadores por todo o mundo estão sofrendo os mesmos efeitos e que todos precisam de uma representatividade forte e preparada”, ressaltou Armando.
Organização e negociação coletiva; uma economia global inclusiva; direitos humanos, democracia e justiça racial; saúde e segurança; e a crise climática serão os temas debatidos nos quatro dias de palestras.
“Usamos organização, negociação coletiva, amplo envolvimento das partes interessadas e campanhas políticas para criar mudanças em escala global, ao mesmo tempo em que fortalecemos a capacidade em nível de base”, pontua a UNI Global Union, em nota sobre o papel da entidade no contexto mundial.
“ Todos os discursos no evento, ressaltaram a importância da união dos trabalhadores contra o capitalismo e a ganância dos empregadores, que só visam lucros e não se importam com os direitos e o bem estar dos trabalhadores, que muitas vezes precisam se sujeitar a condições de trabalho extremas. Temos vários exemplos de empresas como a Amazon, que foi citada em vários discursos durante o evento, que gastam milhões tentando coibir a criação de sindicatos dentro de suas empresas, praticando a perseguição e o assédio moral contra os empregados que são pressionados a silenciar e a desistirem de lutar pelos seus direitos e a aceitarem a precarização de seus trabalhos.
Nós, representantes dos trabalhadores, precisamos proteger e garantir a segurança de todos contra os interesses econômicos das grandes corporações, a exemplo os bancos brasileiros, que estão adoecendo os trabalhadores com tantas incertezas e cobranças por metas inatingíveis”, declarou Luiz Francisco Cardoso.
Durante o evento, várias personalidades do mundo inteiro palestraram e dialogaram sobre o compromisso de todos, que é o de lutar por um mundo mais junto e igualitário para os trabalhadores, através de um sindicalismo atuante e responsável.
“Nossa missão é fortalecer os sindicatos, a fim de melhorar a vida dos trabalhadores e mudar o equilíbrio do poder global. E isso significa não apenas falar sobre isso, mas realmente fazer a diferença. Fazer acontecer. E nós estamos fazendo isso”, enfatizou Christy Hoffman.
“Viemos aqui hoje para nos comprometer contra as forças que estão alinhadas contra nós, contra os direitos dos trabalhadores e contra os sindicatos (…) Precisamos lutar e, quando lutamos, vencemos!”, completou a secretária-geral da UNI Global Union.
Fonte: Assessoria de Comunicação – FEEB/SC