A nova edição da pesquisa de tecnologia bancária divulgada pela Federação Brasileira de Bancos ( Febraban ) mostra uma consolidação do celular como um canal de transações para os brasileiros e indica uma expansão das iniciativas envolvendointeligência artificial no setor, de acordo com Rodrigo Mulinari, diretor responsável pelo levantamento.
Em entrevista à EXAME, Mulinari afirma que o crescimento “significativo” do mobile como um canal de transações é algo que “sempre chama a atenção”: “Uma coisa é ser o canal preferencial, outra coisa é ter esse nível.Já são 70% das transações que ocorrem via celular, e há três anos estava em pouco mais de 50%”.
Mulinari avalia ainda que os dados reforçam a situação do mercado financeiro como “muito moderno”. “É um setor inovador, é o que mais investe em tecnologia no Brasil. O crescimento dos canais digitais ano a ano reforça essa questão de serem empresas de tecnologia. Mas até os canais físicos envolvem tecnologia hoje em dia”, pontua.
Mesmo com esses avanços tecnológicos, o executivo pontua que “o Brasil é muito heterogêneo, e as agências físicas ainda são muito importantes. Cerca de 47% das aberturas de conta ainda ocorrem em agências, e operações mais complexas ainda ocorrem mais no físico, mesmo com um investimento ano a ano dos bancos para melhorar a experiência do canal digital e incentivar o uso”.
Nesse sentido, ele acredita que “o setor bancário ainda está longe de chegar em um momento em que só vai ter um canal digital. Não tem essa perspectiva nem é o interesse dos bancos”.
Fonte: Exame
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