Uma pesquisa recente conduzida pela consultoria Monster, que entrevistou mais de mil trabalhadores nos Estados Unidos em agosto, revelou que quase um terço dos funcionários (31%) não se sente em um ambiente respeitoso, onde as boas maneiras sejam valorizadas. Apesar das mudanças nas dinâmicas de trabalho nos últimos anos, muitos profissionais ainda atribuem grande importância à etiqueta no ambiente corporativo.
Segundo a pesquisa, publicada pela CNBC, cerca de70% dos trabalhadores afirmaram que considerariam deixar seus empregos caso a empresa não tivesse políticas claras sobre normas de convivência, como pontualidade e comunicação.Entre os comportamentos mais inadequados identificados no estudo, destacam-se:
Alguns deslizes de etiqueta são mais evidentes, como chegar atrasado a entrevistas de emprego ou reuniões importantes. No entanto, outros comportamentos podem ser mais subjetivos, dependendo da cultura e dos valores da equipe.
Por exemplo, o que um colega pode considerar como “linguagem inapropriada” pode parecer inofensivo para outro, de acordo com o levantamento.Palavras ou expressões ligadas a gírias de gerações, analogias esportivas ou referências a filmes e séries específicas podem alienar certos colegascaso não sejam comuns no ambiente de trabalho.
Outro erro comum no ambiente corporativo é deixar de responder a e-mails e ligações. A falta de comunicação pode gerar insegurança entre os membros da equipe. Responder rapidamente, mesmo que seja apenas para confirmar o recebimento de uma mensagem, demonstra profissionalismo e respeito pelo colega.
O ponto em comum entre esses comportamentos inadequados, segundo especialistas, é o egoísmo. Uma atitude apenas para si mesmo pode prejudicar a dinâmica de trabalho em equipe. Mostrar consideração pelos sentimentos dos outros e trabalhar com o objetivo de colaborar pode fortalecer as relações profissionais e contribuir para o sucesso na carreira. (Fonte: Exame).