O processo para a eleição da Funcef está a todo vapor. Na segunda-feira (14/03), a Comissão Eleitoral divulgou os nomes dos candidatos. O próximo passo é a análise de cada um para saber se cumprem os requisitos exigidos.
O primeiro turno acontece entre os dias 22 e 25 de abril. Se houver necessidade, o segundo turno está marcado para ocorrer entre 29 de abril e 2 de maio.
Serão eleitos os novos diretores de Benefícios e de Administração e Controladoria, dois conselheiros deliberativos e um conselheiro fiscal, com os respectivos suplentes.
Estão aptos a votar, participantes ativos e assistidos com mais de 18 anos com benefício vitalício, que tenham se inscrito até 31 de janeiro de 2022 em planos de benefícios administrados pela Funcef.
Caso exista mais de um assistido, cujo benefício tenha tido o mesmo participante ou assistido por origem, será considerado eleitor o beneficiário mais idoso.
Mudança unilateral
O novo modelo eleitoral da Funcef foi adotado de forma unilateral. As mudanças acabaram com a chapa fechada. Agora, as candidaturas aos cargos são individuais.
Os concorrentes podem se organizar em grupos para a disputa. São eleitos os mais votados. Outra alteração é que os mandatos deixam de ser sincronizados, com renovação de metade dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo a cada dois anos.(Fonte Feeb-SC).