TST reconhece direito dos empregados à greve que foi realizada no dia 27 de abril de 2021
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) reconheceu o direito à greve dos bancários da Caixa Econômica Federal realizada no dia 27 de abril deste ano. A decisão foi tomada no último dia 18 de agosto.
A paralisação histórica dos empregados, a primeira desde o início da pandemia havia sido garantida pelo judiciário, embora limitando a 40% dos trabalhadores com intuito de garantir a compensação bancária e o pagamento do auxílio emergencial. Mesmo assim, a direção do banco foi intransigente e descumpriu a determinação judicial, ordenando aos gestores que lançassem o dia de greve como falta não justificada.
Greve histórica
A paralisação ocorreu um dia inteiro em todo o país como protesto contra a falta de estrutura dos funcionários em home office e a exposição acentuada dos empregados à Covid-19 no trabalho presencial, pelo pagamento da PLR no valor acordado, por mais contratações de trabalhadores concursados e pela vacinação prioritária da categoria. Mesmo o direito a greve estar contido na Constituição e portanto legal, a direção da Caixa judicializou o conflito no TST para caracterizar a greve como abusiva e política. Entretanto, o movimento sindical fez uma defesa impecável e conseguiu a vitória para os empregados da Caixa.
Fonte: Seeb/RJ
Notícias. FEEB-SC