O Nubank, banco digital brasileiro que desafiou os credores tradicionais ao longo da última década, conquistou um marco significativo: ultrapassou o Itaú Unibanco Holding e se tornou a instituição financeira mais valiosa da América Latina.
Na terça-feira, as ações do Nubank fecharam em alta de 3,8%, elevando sua capitalização de mercado para impressionantes US$ 58,2 bilhões. Isso coloca o Nubank à frente do Itaú, cuja capitalização está em torno de US$ 56 bilhões, de acordo com dados divulgados pela Bloomberg.
Essa é a primeira vez que os valores das duas instituições se cruzam desde o início de 2022, quando o Nubank abriu seu capital. A mudança é impulsionada por um forte desempenho das ações da fintech, que subiram impressionantes 46% este ano após resultados sólidos no primeiro trimestre.
No período entre janeiro e fevereiro de 2022, Nubank e Itaú alternaram-se na posição de banco mais valioso da América Latina, em uma disputa que durou mais de um mês.
O Nubank, apoiado por investidores como Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, e Sequoia Capital, começou oferecendo cartões de crédito com limites baixos e aplicativos móveis amigáveis para atender a todas as classes de brasileiros. Posteriormente, expandiu-se para o México e a Colômbia, tornando-se um dos nomes mais atraentes nos mercados emergentes.
Ramiz Chelat, gerente de portfólio da Vontobel Asset Management, observa que o Nubank levou tempo para construir sua base de clientes no Brasil antes de assumir riscos em outros países, estratégia que está se refletindo em seu sucesso também no México. (Fonte: Terra).