O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2022 se encerra nesta terça-feira (31).
Cerca de 8 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com a Receita Federal, que espera receber 34,1 milhões de declarações neste ano.
Se você está no grupo dos “atrasados” e está correndo contra o tempo para conseguir finalizar o documento, confira um guia rápido com as principais questões sobre o IR 2022 compiladas pelo InfoMoney para agilizar o processo.
Ao abrir o programa para fazer a declaração, você vai encontrar três opções antes de começar.
A primeira é importar a declaração de 2021. Essa é uma ótima opção se o contribuinte vai fazer a declaração com o mesmo notebook que fez a do ano passado, por exemplo, e consegue puxar o arquivo de maneira simples. Além disso, ao importar os dados da última declaração, todas as informações vêm junto agilizando o processo deste ano.
A segunda opção é fazer a declaração pré-preenchida. Nesta opção a Receita Federal puxa as informações do contribuinte a partir da sua base de dados e preenche uma parte da declaração de forma automática.
O Fisco ampliou o acesso à declaração pré-preenchida e a tornou disponível no programa para as pessoas com contas cadastradas no gov.br, nos níveis ouro e prata. Até ano passado, apenas tinha acesso a este modelo quem tinha o certificado digital.
Por fim, é possível começar a declaração pelo modelo em branco, com a necessidade de incluir todas as informações sobre bens e direitos, rendimentos, pagamentos efetuados, entre outros.
Fonte: InfoMoney
Notícias: FEEB-SC