Dentro de 15 dias, começa a prestação de contas ao Leão, com início do prazo de entrega da Declaração do Imposto de RendaPessoa Física (DIRPF) 2024. Precisam ser declarados os rendimentos recebidos no ano-base 2023.
Apesar de ainda não terem sido disponibilizadas oficialmente as regras para a declaração deste ano, a Receita Federal já confirmou que o prazo para entrega será de dois meses e meio: de 15 de março a 31 de maio. Vale lembrar que o envio fora do prazo gera multa pelo atraso.
Contribuintes que entregam cedo têm prioridade para receber a restituição, se tiverem direito a ela. Por isso, a principal dica é se organizar e reunir antecipadamente os documentos necessários.
Na quinta-feira (29/2), foi encerrado o prazo para os empregadores enviarem aos seus funcionários o Informe de Rendimentos, documento onde constam informações referentes a quanto pagaram ao profissional ao longo de 2023.
Além desse documento, deverão ser apresentados comprovantes de rendimentos de aplicações financeiras e notas fiscais desaúde e educação. “A organização prévia pode evitar a correria de última hora e possíveis erros na declaração”, aconselha o contador e professor universitário André Charone.
Fonte: Metrópole
Notícias: FEEB-SC