Esta semana será mais curta para alguns brasileiros. É que nesta quinta-feira (16) será celebrado o Corpus Christi, última possibilidade de folga com emenda para o final de semana neste primeiro semestre.
É uma data celebrada pelos fiéis da Igreja Católica, que lembra o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, e acontece, geralmente, 60 dias após o Domingo de Páscoa.
O feriado de Corpus Christi, porém, não é nacional. O governo federal concede ponto facultativo na data, o que deixa a decisão sobre folgar ou não aos patrões. Quem trabalha em áreas essenciais, como saúde e segurança, vai trabalhar normalmente.
E como fica o funcionamento do sistema financeiro? Se você busca algum serviço em alguma agência bancária nesta semana, é melhor se planejar. Na quinta, todas as unidades bancárias estarão fechadas no país.
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências permanecerão fechadas mesmo nas cidades em que a data tenha sido antecipada, por causa da pandemia de Covid-19, como é o caso da cidade de São Paulo.
As áreas de autoatendimento, no entanto, ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos (internet e mobile banking) ao longo do feriado.
Contas de consumo, como água e luz, e carnês com vencimento no dia 16 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo de juros, no próximo dia útil ao feriado, ou seja, no dia 17 (sexta-feira). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
A B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, também não funcionará no dia 16. Segundo a própria B3, não haverá negociação no mercado de títulos públicos federais; registro de operações no Subsistema de Registro; movimentações no Subsistema de Depósito Centralizado; movimentações de garantias no Sistema Cetip; liquidação de operações no Subsistema de Compensação e Liquidação.
Não haverá também negociação nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, bem como no mercado de empréstimo de ativos; além das operações de títulos do agronegócio; e no mercado de câmbio pronto na Câmara de Câmbio B3.
Na sexta-feira (17), as operações voltam a funcionar normalmente.
Fonte: Infomoney
Notícias: FEEB-SC