Segunda-feira, dia 1º de maio, é Dia do Trabalhador, um dos únicos feriados internacionais do nosso calendário. No dia, bancos não vão funcionar e não vai haver operações do mercado de capitais ou do Tesouro Direto na B3.
As negociações e o registro de ativos na bolsa brasileira retomam o expediente normal na terça-feira (2), das 10h às 17h, para o pregão regular. O mesmo vale para as agências bancárias, que abrem para atendimento ao público a partir das 10h do dia seguinte ao feriado.
Como o Dia do Trabalhador é um feriado previsto por lei federal, nesse dia os serviços públicos fecham ou funcionam com horários reduzidos. As exceções são as redes de saúde estaduais para atendimento às urgências e emergências em prontos socorros, setores de internação e centros cirúrgicos
Trabalhadores celetistas com expediente no feriado – casos daqueles em áreas de serviços essenciais, por exemplo – têm direito ao pagamento adicional de 100% proporcional ao número de horas trabalhadas ou a folgas compensatórias.
As agências bancárias fecham nesta segunda-feira (1). No feriado, operações instantâneas, como o Pix, além dos pagamentos nos cartões de débito e crédito, funcionam normalmente.
Como alternativa, os clientes podem usar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências, informa a Federação Brasileira de Bancos.
Pagamentos de boletos e transferências via TED, por outro lado, só serão processadas no próximo dia útil. As contas de consumo de água, energia, telefone e outro serviço e carnês com vencimento no dia 1º de maio poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil ao feriado, ou seja, na terça-feira dia 2 de maio. “Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, reforça a entidade.
Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
A Bolsa de Nova York (NYSE) e a Nasdaq operam normalmente nesta segunda-feira (1º), com horário de funcionamento do pregão das 10h30 às 17h (horário de Brasília).
As bolsas europeias não funcionam no dia 1º de maio em função do Dia do Trabalhador, por isso nenhuma das operações envolvendo compra, venda ou processamento pendente de títulos e ativos de empresas negociados nesses mercados serão efetuados na data. O expediente será retomado na terça-feira dia 2 de maio.
Agências dos Correios não abrem na segunda-feira. Haverá, no entanto, plantão das 9h às 17h nas agências dos aeroportos Internacional de Guarulhos, Antônio Carlos Jobim (Galeão) e Santos Dumont, nas capitais paulista e fluminense. Demais agências dessas cidades e em outras capitais estarão fechadas.
O funcionamento de comércio e shoppings é facultativo, portanto a decisão cabe ao lojista ou à administração do edifício. É comum que shoppings de grandes capitais funcionem em horários diferenciados no dia 1º de maio. Assim como nos domingos e em outros feriados, as lojas podem funcionar das 14h às 20h nesta segunda-feira.
Fonte: Valor investe
Notícias: FEEB-SC