A apresentação do pix por aproximação foi feito hoje (4) São Paulo. A funcionalidade chega primeiro para os usuarios das carteiras digitais (wallets) do Google e para todos os usuários do pix em fevereiro de 2025.
Os pagamentos vão ser realizados aproximando o celular do terminal de pagamento (maquininha), usando contas bancárias previamente integradas à Carteira do Google. O recurso é ativado a partir da tecnologia NFC (Near Field Communication),. “Estamos contentes em disponibilizar ao mercado esta primeira solução de pagamento por aproximação”, avalia Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.
A solução, que foi desenvolvida em conjunto com a Rede Itaú e foi testada em terminais da marca, poderá ser adotada por quaisquer adquirentes do mercado que queiram oferecer a funcionalidade. Feito o vínculo de conta, ao fazer um pagamento, o consumidor deve desbloquear o celular, aproximar o celular com NFC da máquina de quem vai receber o pagamento e seguir os passos indicados pela carteira.
Fonte: Valor investe
Noticias: FEEB-SC