A Federação dos Bancários de Santa Catarina ( FEEB-SC), informa que a categoria bancária terá o reajuste salarial acima da inflação, totalizando 10,97% conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2022 (inflação dos últimos 12 meses – INPC acrescido de aumento de 0,5%).
Os salários, tíquetes, auxílios e gratificações foram reajustados em 1º de setembro e os acréscimos já poderão ser conferidos no contracheque deste mês. Os bancários que foram admitidos após 01/09/2021 receberão reajuste proporcional.
A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) será paga em duas parcelas: a primeira deve ser creditada em setembro (antecipação) e a segunda deverá ser paga até 1º de março de 2022. O reajuste (INPC + 0,5%) também incide nos valores fixos da PLR.
Para Armando Machado Filho, presidente da FEEB-SC, diante do atual cenário nacional, dos ataques aos direitos dos trabalhadores e da dificuldade que o movimento sindical tem enfrentado nas mesas de negociações, esse reajuste precisa ser comemorado , pois conseguimos garantir a inflação mais ganho real.
Ao longo deste ano, de acordo com o Dieese, os reajustes acima do INPC representam 17,5% do total; sendo que os iguais à inflação oficial ficaram em 32,2%.
Já as negociações que terminaram em perdas salariais, com índice abaixo da inflação foram a maioria, com 50,3%.
¨Esse é o resultado de muitas lutas, a FEEB-SC e seus sindicatos filiados, tem participado ativamente das mesas de negociações com os bancos e continuará atuando na defesa da garantia dos direitos dos trabalhadores bancários . Continuaremos a reivindicar a reposição das perdas salariais e um aumento proporcional ao crescimento da rentabilidade dos bancos. Essa luta é nossa¨, concluiu Armando.
Assessoria de Comunicação FEEB/SC.