A missão de lutar pela categoria não é fácil, sobretudo diante da pressão dos bancos, o setor mais lucrativo da economia e que sempre quer reduzir direitos. Para que as entidades sindicais se mantenham fortes e tenham mais poder de pressão, é necessário que os trabalhadores sejam sindicalizados. Assim fortalecem e instrumentalizam a estrutura capaz de dar resposta às várias demandas enfrentadas.
Quando um bancário se sindicaliza, assume o papel de sustentar e apoiar a luta sindical. Através da associação, direitos são defendidos, tornando a entidade mais coesa e forte. Cada trabalhador é o elo de uma corrente construída fraternalmente, segundo interesses comuns.
Com a sindicalização , são garantidas as ações coletivas, como negociação salarial, acordos de PLR, de jornada de trabalho, além da assessoria jurídica gratuita.
Também ficam garantidos aos associados inúmeros convênios com descontos vantajosos nas áreas de lazer, educação, saúde, dentre outros. Se associe, ajude a fortalecer o Sindicato e contribua para proteger os direitos de toda categoria.