Você está satisfeito com o aplicativo do seu banco? Se sua resposta é “não”, saiba que você não está errado. Um levantamento feito pela Movizzon, empresa especializada em medir e otimizar a experiência do usuário em canais digitais, mapeou a quantidade de falhas, dados gastos e a demora apresentados pelos apps dos bancos brasileiros e também de instituições financeiras de outros países da América Latina. Embora o Brasil apresente menos falhas “pequenas”, os aplicativos são mais lentos e gastam mais dados.
O estudo foi dividido em quatro pontos de avaliação: falhas temporárias (em que o app trava por alguns instantes), falhas mais graves (em que o app trava totalmente e o usuário “perde” a operação que estava fazendo), o tempo de resposta e a quantidade de dados de navegação gastos em ações como acessar o app, fazer login e realizar alguma consulta.Em relação às falhas menores, os apps de bancos brasileiros se saíram melhor do que os demais latinos. Segundo a pesquisa, a cada 100 acessos, os apps do Brasil apresentaram 0,08 falhas simples, enquanto nos demais países, a média foi de 0,35 falhas a cada 100 acessos.
No entanto, no quesito login a performance brasileira foi pior. A cada 100 vezes em que os brasileiros entravam no app, houve 5,87 falhas simples. A média de erros da América Latina ficou em 1,55 a cada 100 logins.
Em relação às falhas chamadas de “globais”, ou seja, quando os aplicativos saem do ar por um tempo considerável e o usuário é obrigado a abandonar a operação, a comparação entre Brasil e América Latina ficou praticamente empatada.
Nas ações de abertura do aplicativo, login e consultas, os apps brasileiros apresentaram um bom desempenho em 99,97%, 99,89% e 99,98% das vezes, respectivamente. Enquanto a média dos apps latino-americanos foi de 99,96%, 99,75% e 99,96%.
Com relação ao tempo que o aplicativo leva para realizar uma dessas três ações, os brasileiros saíram na frente na abertura do aplicativo, com 4,2 segundos frente à média de 6,2 segundos dos aplicativos dos demais bancos pesquisados.
Em relação ao tempo para fazer um login e à realização de consultas, os aplicativos brasileiros foram mais lentos e apresentaram tempo médio de 5,5 segundos e 4,2 segundos, respectivamente. Na América Latina, as ações demoram 4,9 segundos e 1,5 segundo. Vale ressaltar que o Google recomenda que aplicativos não levem mais de 5 segundos para abrir.
E para usar os aplicativos, os usuários gastam dados de internet. E no caso dos brasileiros, a abertura do app gasta 14,1 Kb contra 69,6 Kb.
No login, o destaque foi dos latino americanos, com 69,9 Kb contra 124,4 Kb gastos pelos apps brasileiros.
Já para as movimentações, o uso de dados foi de 12,2 Kb em média na América Latina e 15 Kb no Brasil.
“Os números da Anatel mostram que, no Brasil, 48,3% dos celulares são de planos pré-pagos. Para essas pessoas, torna-se muito caro e pouco vantajoso acessar um aplicativo que consome tantos dados de navegação”, afirma Tiago Lecey, executivo da Movizzon .
“Isso deixa de ser inclusivo, num momento em que todas as políticas estão voltadas para a inclusão digital. O número de transações realizadas pelo mobile banking saltou de 37 bilhões em 2019 para 52,9 bilhões em 2020, um aumento de 20% segundo a Febraban“.
Fonte: Valor Investe
Notícias: FEEB-SC