Um novo golpe do PIX tem preocupado os usuários dessa plataforma de pagamentos no Brasil. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), golpistas estão se aproveitando do Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pelo Banco Central para recuperar valores em casos de fraude, para enganar as vítimas.
No golpe do PIX, os criminosos obtêm o número de celular das vítimas, que geralmente é usado como chave para as transações. A partir daí, eles realizam uma transferência e, logo depois, entram em contato alegando um“erro” na transação, pedindo a devolução do valor
No golpe do PIX, a fraude acontece quando a vítima, acreditando que o pedido de devolução é legítimo, faz a devolução do valor para uma chave PIXdiferente da que foi usada na transação original. Esse erro confunde oMecanismo Especial de Devolução, que pode interpretar a situação como uma fraude cometida pela própria vítima.
Ao explorar essa falha, os golpistas não só recuperam o valor devolvido, mas também conseguem retirar mais dinheiro da conta da vítima por meio do sistema de remediação. Essa tática se aproveita da falta de conhecimento sobre o funcionamento do MED, gerando prejuízos significativos aos usuários.