Seguradoras, bancos e meios de pagamentos têm em comum um ambiente de elevada transformação que exige investimentos. A adoção de tecnologias inovadoras é parte do processo, mas impõe também desafios. Um deles, comum aos três segmentos do mercado, é migrar suas plataformas de core banking, core insurance e core payments para a nuvem. Entre as vantagens estão mais flexibilidade e confiabilidade, desempenho e eficiência melhorados, o que ajuda a reduzir os custos de TI.
Quem tem colaborado com as instituições financeiras neste processo é a Amazon Web Services (AWS) e não apenas para a migração dos sistemas para a nuvem, mas também auxiliando no processo de desenvolvimento das áreas nativamente na nuvem e para usarem soluções de core dos parceiros da empresa neste ambiente. Embora esta necessidade una os diferentes segmentos do mercado, há necessidades e desafios particulares.
Para os bancos, o cenário é marcado pela necessidade de modernização, com clientes de novas gerações com demandas e expectativas próprias, sem falar da constante pressão do mercado por lucratividade e dos reguladores para que permaneçam aderentes e em conformidade à regulação.
A implantação de Software as a Service ou Software Instalado (SaaS), por exemplo, permite a conexão com segurança a uma plataforma gerenciada por um provedor de plataforma bancária principal. É possível o desenvolvimento nativo em nuvem de plataformas modernas criadas como microsserviços e com arquitetura orientada por eventos para escalar microsserviços independentemente uns dos outros. (Fonte: Infomoney).