Comemorada na próxima sexta-feira (25), a Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores devido à grande quantidade de ofertas no varejo. Apesar de algumas promoções já estarem sendo divulgadas desde o começo deste mês, os comerciantes costumam intensificar as ofertas da megaliquidação de origem americana, que já virou tradição no comércio brasileiro, na semana em que a data é comemorada.
Nesta época do ano, porém, são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais.
Os clientes também são bombardeados com ofertas por todos os lados e quadrilhas aproveitam o momento de euforia com o grande volume de promoções para aplicar golpes que causam grande prejuízo, especialmente usando a chamada “engenharia social”, que consiste na manipulação do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais para o roubo de dados pessoais.
Diante disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) preparou uma lista com dez dicas para que o consumidor não caia nos golpes, que vale também para uma compra segura de modo geral no comércio eletrônico. Confira:
1 – Digite você mesmo o endereço da loja on-line no navegador de internet. Dê preferência aos sites conhecidos para as compras;
2 – Pesquise a reputação de sites não conhecidos antes de comprar e sempre leia os comentários de clientes que já utilizaram as plataformas;
3 – Nunca clique em links recebidos em e-mails, mensagens de WhatsApp e pelo SMS. Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br;
4 – Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Pesquise a média de preços em vários sites conhecidos;
5 – Sempre desconfie de empresas que pedem pagamentos antecipados e prometem entregas em prazos longos;
6 – Verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfie quando existir poucas opções;
7 – Dê preferência para usar os cartões virtuais para fazer suas compras on-line;
8 – Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento. Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto;
9 – Se for fazer uma compra presencial, sempre confira o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha. Também sempre verifique se o cartão devolvido é realmente o seu;
10 – Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou coloque seus dados bancários. (Fonte: Diário do comércio).