Foi realizada segunda-feira (25), de forma virtual, a primeira rodada de negociações da Contec (Confederação Nacional dos Bancários) com a Caixa Econômica Federal sobre a Campanha Salarial 2022/2024, com a presença de várias representações da Caixa, sob a coordenação de Janaína Bosa Daniel, gerente de Relações Trabalhistas – Geret -, e a representação dos empregados sob a coordenação do Carlos Roberto Rodrigues. – Carlão.
De início a Caixa apresentou as regras a serem observadas durante o processo negocial com a aquiescência de todos.
A representação dos empregados manifestou o interesse na renovação do Acordo 2000/2022 e discussão de outros pelitos importantes para a categoria.
A Caixa manifestou interesse num acordo que contemple não só os empregados, mas também a empresa e que as questões de índices será debatido na mesa da Fenaban.
Outro pleito das entidades representativas sindicais e associativas vem no sentido de que um representante da Contec possa acompanhar presencialmente os processos de denúncias sobre assédios sexual e moral nos últimos dias, visando dar mais transparência aos fatos, o que ficou de ser avaliada a possibilidade diante do sigilo das informações.
Com relação aos últimos acontecimentos de assédio, a Caixa instituiu vários canais de denúncia, pedindo que os empregados façam uso destes quando das denúncias, de forma que a empresa tenha maior visibilidade dos fatos para as apurações necessárias e o aprimoramento nas relações de trabalho. Informou sobre as cartilhas distribuídas para os empregados e os canais de ACOLHIMENTO para verificar o melhor encaminhamento, canal para DENUNCIAS, para registro dos atos e canal de SUGESTÃO., que será um dialogo direto com a presidente. São eles o canais internos (dialogo seguro.caixa.com.br) e (canalmulhercaixa.com.br) podendo ser utilizado também para os homens. Informou também que criou também canais externos como (contatoseguro.com.br/caixa) e aplicativo via APP (contatoseguro) disponível para Android e IOS.
A Comissão Contec/Caixa, apesar das iniciativas da Caixa, demonstrou muita preocupação com o que vem acontecendo no tocante ao assédio sexual quanto assédio moral, e que desde 2019já haviam canais de denúncias e não trouxe a credibilidade que esperávamos. Informou ainda que devido a forma como vem sendo apurados os fatos, não geram credibilidade e segurança para se fazer denúncias, porque muitas vezes nada acontece. A Caixa informou que os canais instituídos irão gerar um maior controle e que haverá também participação da CGU, Ministério Público , Tribunal de Contas para garantir a idoneidade destes canais e daqueles que os utilizam. Na oportunidade, a Comissão dos Empregados reformou a importância de se ter um representante da Contec acompanhando as denúncias.
O representante da Advocef na mesa informou que fizeram uma pesquisa com importante participação dos profissionais e que será entregue à Caixa para avaliação do que vem ocorrendo neste seguimento.
Outros pontos específicos foram apresentados pela Contec onde não houve retorno, que a Caixa irá acompanhar e dar uma resposta aos fatos para onde foram feitas as denúncias.
Também foi apresentado pela Comissão Contec/Caixa uma grande preocupação como foram constituídos as SVs, (Superintendências de Varejo), que têm sido alvo de muitas reclamações e tem favorecido o assédio moral. Foi solicitado à Caixa uma real avaliação desta organização e atribuições, as quais se confundem com atribuições dos gerentes gerais e até gerentes de áreas das agências. Por isto uma avaliação com todos os Gerentes Gerais seria de muita importância para construir uma relação mais saudável e humanizada.
Finalizando, a Caixa manifestou ser muito positivas as proposições e que ajudarão muito na construção de novas práticas, onde agendou a próxima reunião para este dia 27 (quarta-feira), às 10 horas, quando estarão em discussão temas como Metas.
COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO CAIXA – CONTEC