Na hora de tentar conquistar os clientes, as instituições financeiras prometem mundos e fundos, mas, quando o serviço é prestado, nem tudo são flores. Tanto é que a lista de reclamações do Banco Central só faz crescer.
De forma inédita, o C6 Bank lidera o ranking de queixas, com índice 106,22. No total, foram 1.444 reclamações procedentes em uma base composta por 13,5 milhões de clientes, aproximadamente. O BMG aparece em seguida com índice 67,87 e 618 denúncias.
Já o conglomerado BTG Pactual/Banco Pan, que possui cerca de 17,8 milhões de clientes, teve índice menor, 63,08, e ocupa a terceira posição com 1.128 queixas reguladas procedentes. Em quarto, o Inter com índice 53,90, com menos de mil reclamações entre a base de mais de 15 milhões de usuários.
Para calcular o resultado, o Banco Central utiliza o número de queixas reguladas procedentes e divide pelo número de clientes da instituição — o resultado é multiplicado por 1.000.000.
Tipo de queixa
De acordo com o BC, lideram as queixas as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (2.185, no total). (Fonte: O povo).