A Caixa Econômica Federal anunciou redução na taxa de juros do crédito imobiliário, de 3,35% ao ano (a.a.) para 2,95% a.a. A partir de 4 de outubro, já será possível realizar as simulações com as novas condições da linha de crédito imobiliário Poupança Caixa, pelo aplicativo Habitação Caixa ou diretamente no site do banco. As contratações começam no dia 18 do mesmo mês.
A redução dos juros ocorre em uma modalidade específica de financiamento habitacional, o crédito Poupança Caixa. O consultor econômico valadarense Marcos Chaves explica que a modalidade de crédito imobiliário Poupança Caixa faz parte do segmento pós-fixado, e que as taxas de juros são compostas pela variação do índice da Poupança Caixa e uma parte fixa. “No entanto, o banco estabelece um teto, caso o rendimento da poupança suba”, afirmou.
Entre os fatores que explicam a redução dos juros, Marcos Chaves aponta a concorrência com bancos privados. “A tendência é que as linhas de crédito tradicionais permaneçam inalteradas, pois possuem indexação pela TR (Taxa Referencial) e/ou corrigidas pela inflação e com juros fixos. A dica principal para o consumidor é fazer uso da simulação que o próprio portal ou aplicativo da Caixa oferece. Nessa modalidade, a simulação ficará disponível a partir de 4 de outubro. É sempre importante fazer comparações com as linhas de crédito existentes e verificar a que melhor se enquadra na sua realidade financeira”, observou o economista.
Conforme o anúncio feito pela Caixa, as contratações começam no dia 18 de outubro. Atualmente, a carteira de crédito habitacional da Caixa soma um volume R$ 534,6 bilhões, com 5,8 milhões de contratos, o que representa 67,3% de todo o financiamento imobiliário concedido no país.
Fonte : Agência Brasil
Notícias: FEEB-SC