A Federação dos Bancários de Santa Catarina, juntamente com a Federação dos Bancários do Paraná e a Delegacia da Contec do Rio Grande do Sul ,realizará o Encontro regional sul de dirigentes bancários .
Terá como prioridade no encontro , o levantamento de reinvindicações de pautas específicas a serem apresentadas aos bancos .
As cláusulas econômicas já estão definidas para 2021 na CCT e nos acordos coletivos bianuais firmados em 2020 e que garantem, para este ano, reajuste salarial e sobre as verbas e PLR, com base no INPC dos últimos doze meses, mais aumento real de 0,5%.
Durante o encontro, será apresentado pautas específicas com a COE (Comissão de Organização dos Empregados) de cada banco – e não com a Fenaban , sobre questões novas surgidas no decorrer do último ano e não constantes dos instrumentos coletivos vigentes.
Para Armando Machado Filho, presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina ( FEEB-SC), a categoria bancária tem passado por momentos de incertezas perante ao atual cenário. Esse encontro será de grande importância para o levantamento de pautas de reinvindicações junto as instituições bancárias.
¨Nós queremos retomar com cada banco as negociações de cada um dos pontos que serão levantados . Este encontro será fundamental para conhecermos a realidade após a assinatura da Convenção Coletiva e Acordos Coletivos firmados com a Fenaban, com vigência até agosto de 2022. No último ano, os bancos promoveram reestruturações que trouxeram desemprego e fechamento de agências. Outro ponto a ser revisto, são os efeitos colaterais da pandemia de coronavírus dentre os bancários .Este é o papel do movimento sindical, entender a realidade e defender toda a categoria, ”ressalta Armando.
FEEB-SC