A possibilidade de realizar saques de dinheiro vivo em pontos comerciais é uma realidade cada vez mais comum. Numa das iniciativas mais recentes, a fintech Sled habilitou cerca de 20 estabelecimentos, como supermercados, postos e farmácias do Paraná para o saque sem tarifas diretamente para quem tem os cartões de débito ou pré-pago emitidos pelo Banco Original, que inclui também o cartão PicPay, e Mastercard.
O sistema já opera em cidades como Curitiba, Foz do Iguaçu e Cascavel. Ainda este mês, ele chega também nas capitais São Paulo, Recife e Salvador.
Para fazer os saques, basta informar a quantia e aproximar ou inserir o cartão na maquininha. Depois, é preciso colocar a senha do próprio cartão e receber o valor que pode ir de R$ 20 a R$ 200. A transação funciona mais ou menos como uma compra no débito. Em contas nas quais o cliente já paga tarifas de saque, elas serão debitadas diretamente da conta. No ato do saque, não há cobrança adicionais.
A empresa destaca que o cliente não precisa fazer nenhum tipo de compra para conseguir realizar os saques. Inicialmente, a Sled implantou o sistema em localizações com menos opções de caixas eletrônicos e bancos, justamente para dar acesso ao dinheiro vivo, que ainda é muito usado no Brasil, mesmo em tempos de pandemia.
“O Sled Saque nasce como uma alternativa importante para o brasileiro, que ainda depende muito do dinheiro físico em um cenário em que ele está cada vez menos disponível”, afirma Anderson Locatelli, presidente da fintech. Ele completa que outros emissores da Mastercard deverão aderir em breve ao saque fora dos bancos e caixas eletrônicos.
Segundo Locatelli, a oferta desse serviço evita deslocamentos que podem ultrapassar 200 quilômetros em locais sem opções de saque em caixas eletrônicos e bancos.
De acordo com dados do Banco Central, cerca de 17 milhões de brasileiros, em 2.328 cidades, precisam viajar para municípios vizinhos se quiserem abrir uma conta, tomar empréstimos ou fazer saques.
Para saber onde estão os locais que permitem o saque nos pontos comerciais o cliente pode fazer uma consulta pelo aplicativo do Banco Original. A outra possibilidade é buscar no próprio Google Maps por “Saque Sled”. Fonte: Valor investe.