A Contec (Confederação Nacional dos Bancários), em nome das federações e dos sindicatos filiados, encaminhou ofício ao Ministério da Saúde, solicitando a inclusão da categoria bancária entre os grupos prioritários para também receber a vacina contra a covid-19.
No documento, a Contec cita que a necessidade dos bancários também receberem a dose se justifica pelo fato de que esta categoria trabalha em instalações fechadas e com grande circulação e aglomeração de pessoas (clientes e usuários), o que coloca em risco permanente a saúde tanto dos trabalhadores do setor como da população.
“Entendemos que assim agindo, esse Ministério faz justiça a um grupo de trabalhadores e trabalhadoras que atendem, diariamente, milhões de pessoas, de todos os níveis de saúde e condição social e nem sempre dentro das melhores condições de trabalho e de vida”, conclui a Contec no ofício.
Outros argumentos que reforçam o pedido da Contec se referem ao decreto federal 10.239, de 28 de abril de 2020, , que consideram a atividade bancária como “prestação de serviço essencial”, o que endossa a necessidade dos bancários também receberem a vacina contra o novo coronavírus de forma prioritária.