Presidente da Caixa Seguridade é nome em consenso de nomes da economia do país para substituir André Brandão, que pediu demissão na última semana; Nome ainda será aprovado por Bolsonaro.
O ministro da economia, Paulo Guedes, e os presidentes do Banco Central, Roberto Campos Neto, e da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, entraram em consenso em torno do nome de Eduardo Dacache para assumir a presidência do Banco do Brasil . Dacache é presidente da Caixa Seguridade e é visto como alternativa para manter o perfil administrativo do comando atual.
O nome de Eduarda Dacache passou a ser ventilado entre os corredores do Ministério da Economia após o pedido de demissão do atual presidente do BB, André Brandão. Brandão colocou o cargo à disposição na semana passada, depois do avanço das desavenças entre e Jair Bolsonaro.
As trocas de farpas entre o comandante da estatal e o chefe do Planalto se tornaram públicas em janeiro, quando o Banco do Brasil anunciou o fechamento de agências e plano de demissão voluntária . Membros do Governo Federal foram contra a medida e articularam a saída de André Brandão. Governistas tinham receio que as mudanças no banco pudessem prejudicar as eleições legislativas.
Embora seja favorito para a presidência do BB, Dacache terá que aguardar a decisão de Jair Bolsonaro, que tem outros nomes a vista. Assessores da presidência da
república pedem o vice-presidente de Assuntos Corporativos do BB, Mauro Ribeiro Neto, ou o vice-presidente da rede de varejo do Banco do Brasil, Carlos Motta dos Santos, para chefiar o Banco do Brasil.
Fonte: IG