Um estudo global do Boston Consulting Group (BCG) mostra que os grandes bancos estão perdendo participação de mercado no segmento de meios de pagamento, com as fintechs crescendo mais rapidamente. Para a consultoria, para se manterem competitivos, os bancos deveriam expandir a atuação para ofertas adjacentes aos pagamentos ou criar novos modelos de negócio.
Os modelos atuais não são competitivamente sustentáveis, e os bancos não podem se dar ao luxo de perder mais participação de mercado”, diz o estudo. O documento aponta que existem atualmente quase 6,5 mil fintechs de pagamentos ativas no mundo, que já receberam US$ 125 bilhões em investimentos nos últimos 25 anos. “Reinventar os pagamentos requer um investimento sério em tecnologia. Os bancos devem atualizar sua infraestrutura para se destacarem e escalarem efetivamente.”
O relatório lembra que os grandes bancos geralmente têm uma ampla base de dados, que poderia ser usada para vendas cruzadas (“cross-sell”) e para ajudar empresas a chegar melhor nos clientes de varejo. Além disso, têm uma grande oportunidade em “pagamentos embutidos” (“embedded finance”), algo que já é feito por empresas de viés tecnológico. (Fonte: Valor investe).