Durante a conferência Barclays Global Financial Services na última terça-feira, o presidente e diretor de operações do JPMorgan Chase, Daniel Pinto, anunciou que o banco está lançando um assistente de IA generativo para 140 mil dos seus funcionários, na fase inicial de um plano mais amplo para injetar a tecnologia em todo o banco. A ferramenta, chamada LLM Suite, já está ajudando mais de 60.000 funcionários com tarefas como escrever e-mails e relatórios. Espera-se que o software se torne tão onipresente no banco quanto o Zoom, disseram pessoas com conhecimento dos planos à CNBC. O JPMorgan projetou o LLM Suite para ser um portal que permite aos usuários acessar grandes modelos de linguagem externos e o lançou com o ChatGPT, da OpenAI, disseram pessoas familiares com o assunto.
Como parte da estratégia de IA do banco, avaliações também estão em andamento para identificar como otimizar os serviços operacionais e “cada processo” usando IA e grandes modelos de linguagem, acrescentou o diretor. O banco espera que as iniciativas impulsionem a eficiência operacional nos próximos três a cinco anos, de acordo com Pinto. “Ou seremos capazes de processar muito mais pelo mesmo dinheiro ou gastar menos”, disse ele.
O JPMorgan começou a intensificar projetos de IA e treinamento de funcionários relacionados no início deste ano. Os executivos da empresa enfatizaram a adoção de uma abordagem pragmática e disciplinada à medida que o plano avançava em conjunto com a migração contínua do banco para a nuvem.
“O processo de modernização da pilha de tecnologia, indo para a nuvem, indo para novos data centers, refatorando aplicativos… essa agenda requer muito trabalho”, disse Pinto. “Fizemos um enorme progresso, mas ainda há um longo caminho a percorrer.” (Fonte: Infomoney).