O mercado financeiro passou a trabalhar com um ciclo de alta de 1,50 ponto porcentual (p.p.) na taxa Selic. Levantamento da Inteligência Financeira junto a bancos, assets locais e estrangeiras sugere que o movimento de aperto monetário vai começar na próxima quarta-feira (18). E seguirá nessa toada, ao menos, por quatro reuniões, até janeiro de 2025.
Segundo os agentes, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC promoverá a primeira alta nos juros nesta quarta de 0,25 (p.p.). Assim, a Selic passará de 10,50% ao ano para a meta de 10,75% ao ano.
Essa é a aposta de consenso entre as equipes de análise macro dos bancos brasileiros Itaú Unibanco e Santander. Além do francês BNP Paribas e dos americanos Bank of America (BofA) e Morgan Stanley. Assim como as assets da XP e da Galápagos.
Uma única avaliação vai em direção à manutenção da taxa Selic em 10,50% ao ano em setembro. O departamento de economia do C6 Bank, chefiado por Felipe Salles, diz que espera que o BC mantenha inalterada a Selic.
Fonte: Inteligência financeira
Notícias: FEEB-SC