Nesta terça-feira (20), a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da CONTEC estiveram reunidos em Mesa de Negociação com representantes da FENABAN, em São Paulo-SP. A 8ª rodada de reuniões terminou sem avanços, após a Federação Nacional dos Bancos apresentar uma proposta rebaixada de renovação das CCTs. Onde, para as cláusulas econômicas, não houve apresentação de números e percentual do reajustes dos salários.
E ainda, sobraram tentativas de construção de novas propostas que passavam pela lucratividade dos grandes e pequenos bancos e retorno sobre o capital investido (ROE). Essas, porém, foram rejeitadas em Mesa.
O presidente Lourenço Prado reiterou a necessidade de ampliar os direitos e ganhos dos trabalhadores frente aos lucros bilionários das instituições financeiras. “Nós cobramos o retorno de todo trabalho empenhado pelos bancários para que os bancos atinjam os lucros fabulosos. É preciso que se chegue a um entendimento, no mínimo, razoável para a categoria,” completou.
Uma nova rodada de negociação está agendada para esta quarta-feira (21), às 10h30, na sede da Fenaban. A expectativa é que haja avanços concretos nas propostas e que a Federação apresenta índices para as pautas econômicas.
Desta forma, a CONTEC entende que sem uma mobilização forte os bancos continuarão ganhando tempo, sem apresentar propostas concretas para o atendimento final da Campanha Salarial de 2024.
Recomendamos que as Entidades Sindicais filiadas intensifiquem a mobilização dos bancários em seus locais de trabalho com visitas diárias aos bancários nas agências, informando o andamento da Campanha Salarial e realizando manifestações nas portas dos bancos, relatando os grandes lucros apresentados em contradição com os baixos salários dos empregados do setor. E ainda, manifestações seguidas de retardamento no horário de abertura de agências.
www.contec.org.br
Notícias: FEEB-SC