Entenda como funciona a fraude que usa a voz idêntica a do chatbot da instituição (Por Simone Cordeiro, editado por Layse Ventura) – foto reprodução –
Muito além dos bancos digitais, as fraudes alcançaram nomes de grandes instituições financeiras, criminosos não deixaram escapar nem a inteligência artificial. Esse é o caso do golpe da Bia, a IA do banco Bradesco.
A chatbot foi criada para tirar dúvidas, fazer transações, consultar saldo e informações da conta, mas ultimamente tem sido ferramenta de crime na mão de golpistas. Se você é cliente da instituição, saiba o que é o golpe da Bia e como se prevenir.
O que é o golpe da Bia?
Muitos clientes do banco Bradesco relataram ter passado por um mesmo tipo de situação, que, na verdade, seria uma tentativa de criminosos em aplicar o novo golpe: o golpe da Bia!
O golpe funciona da seguinte forma, os criminosos entram em contato e informam que foi detectada uma transação suspeita na sua conta. No entanto, para bloqueá-la, eles pedem para a vítima ligar para um determinado telefone ou que digite um número no teclado do celular e passe alguns dados.
Alguns clientes do banco relataram no X (antigo Twitter) que os golpistas pedem para que a pessoa tecle um número para confirmar o não reconhecimento de um pix com valor alto.
Vale lembrar que o golpe usa artifícios de alta tecnologia, pois a voz na ligação não é de um atendente (que no caso seriam os golpistas) e, sim, da própria IA do Bradesco. E isso, com certeza, pode levar os desavisados a caírem na fraude.
Os bandidos se aproveitaram de uma solução que o próprio Bradesco anunciou em agosto de 2023, ao informar que a Bia, a sua inteligência passaria a entrar em contato com os clientes do banco para confirmar envios de Pix que sejam retidos para análise de segurança.
No entanto, esse contato seria realizado através de um canal em que os clientes já conversam com a Bia, o WhatsApp e, não por meio de ligação, que é o caso do golpe.
Como se proteger do golpe da IA do Bradesco?
Inicialmente, saiba que para se proteger do golpe da Bia, é necessário entender que o próprio Banco tem canais de proteção a golpes. Dessa forma, é possível encaminhar denúncias para evidencia@bradesco.com.br.
Além disso, o Bradesco informa que não entra em contato com clientes pedindo senhas, posições da chave de segurança, atualizações sistêmicas ou solicitando que o usuário baixe aplicativos de acesso remoto.
Então, para se proteger do golpe da Bia do Bradesco, é importante não passar nenhum dado seu ao receber ligações. A melhor medida, no caso de receber a ligação com a mesma voz da Bia, seria desligar o telefone e fazer a denúncia no canal de denúncias do Banco. (Fonte: Olhar Digital)
Notícias FEEB PR