Muita gente talvez nem saiba que o Banco Central (BC) disponibiliza desde 2021 um recurso para o Pix chamado de Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado para facilitar as devoluções de dinheiro em casos de fraude. E mesmo com milhões de pedidos de quem está ciente de sua existência, a ferramenta terá mudanças justamente porque ainda não vem sendo bem utilizada.
O MED funciona assim: a vítima de um golpe entra em contato com seu banco por meio do aplicativo ou dos canais oficiais e solicita o acionamento da ferramenta em até 80 dias após realizar a transferência via Pix. Em seguida, a instituição financeira se comunica com o grupo responsável pela transação do suposto golpista, que, então, pode bloquear o valor disponível na conta.
Em seguida, o caso é analisado, e, caso seja confirmada a fraude, a vítima recebe o dinheiro de volta, dependendo do montante disponível na conta do golpista. Se a conclusão não apontar problemas, o recebedor terá os recursos desbloqueados. O MED também pode ser utilizado quando houver falha operacional no ambiente Pix da instituição, por exemplo, em caso de transação duplicada. (Fonte: Terra).