Golpes de telefone são uma ameaça persistente, especialmente para idosos, informa um estudo recente da Silverguard, empresa de cibersegurança. As vítimas normalmente são manipuladas psicologicamente para agir de forma rápida, sem pensar muito, e transferir dinheiro ou fornecer informações pessoais e bancárias. Em alguns casos, os criminosos ameaçam e intimidam as pessoas.
Segundo a pesquisa, cerca de 19% das ocorrências contra pessoas com mais de 40 anos têm início através de telefonemas, com índices ainda mais elevados entre os maiores de 60 anos, alcançando 26%.
Um golpe comum é receber ligação automática sobre um depósito ou pagamento em nome da vítima, geralmente associado a uma conta bancária conhecida, como Nubank ou Bradesco, exigindo que a vítima permaneça na linha para contestar a transação.
É importante ressaltar que organizações financeiras raramente solicitam informações pessoais por telefone ou mensagem de texto. Diante de um contato suspeito, o melhor é interromper imediatamente a comunicação, registrar um Boletim de Ocorrência e comunicar o banco sobre a tentativa de golpe. Também é recomendável atualizar senhas de cartões de crédito e aplicativos bancários e evitar clicar em links enviados por SMS por remetentes desconhecidos. (Fonte: UOL).