Mais da metade dos trabalhadores brasileiros (63%) enfrenta problemas financeiros, de acordo com a pesquisa “Saúde & Gestão”, da Onze, fintech especializada em saúde financeira e previdência privada corporativa. A pesquisa ainda aponta para uma relação entre a saúde financeira com a mental e física dos funcionários. 50% dos 770 entrevistados relataram algum problema de saúde.
Reforçando a relação entre a saúde e o dia a dia dos colaboradores, a pesquisa destaca que 20% avaliam que sua produtividade está afetada ou pode melhorar. Sendo que 13% dos trabalhadores indicam seu desempenho é afetado pelos problemas que enfrentam. Dentre os destaques estão os problemas financeiros (64%), de saúde mental e emocional (57%) e de saúde física (33%).
E as dificuldades levam dois a cada dez trabalhadores a serem afastados. A maioria, contudo, não por conta de saúde, mas sim em decorrência de problemas financeiros (55%). As principais citadas foram dívidas do cartão de crédito (52%) e renda insuficiente para cobrir gastos mensais (45%).
Para Ranses Bonora, diretor comercial da Onze, as empresas precisam entender que a saúde financeira é um pilar fundamental da saúde mental e física dos colaboradores.
“Percebemos que há uma unanimidade em nossos estudos: problemas de dinheiro ficam à frente de todas as outras preocupações na vida das pessoas. A aflição financeira pode gerar desde ansiedade até problemas de relacionamento, tudo está conectado”, destaca. (Fonte: CNN Brasil).